quinta-feira, 29 de abril de 2010

Significantes e Significados - 2/3 (Em 08/11/2007)

“Significantes e significados. Estamos sempre presos ao nosso inconsciente! A busca do objeto será eterna”.

Não me lembro quem me questionou com este assunto.

A expressão “significantes e significados” é de conteúdo vastíssimo porque ambos são variáveis ao infinito: se vejo uma orquestra tocando, aquilo é um significante; se leio uma questão de direito, aquilo é um significante; um casal que anda pela rua, é um significante; o aquecimento global é um significante; algo que alcançamos regularmente pelos órgãos dos sentidos.

Já o significado, minha querida, este se perde em infinitas variações que vêm da alma; são anseios da alma e a alma quer que nos esclareçamos o mais possível; se sairmos daqui sem esclarecimento, a coisa fica feia na outra banda. Você percebeu? O lado de cá, onde vivemos, é o significante; o lado de lá é o significado e perceba quantas idéias nós temos sobre o lado de lá...

Significante e significado constituem um jogo de opostos que se perdem na noite dos tempos, desde quando Deus fez os opostos “céu e terra”; mais tarde, Deus faria o homem, sua “imagem e semelhança”.

Do mito, vamos tomar apenas um exemplo: Édipo e Tirésias; Édipo representando a ciência, o significado, porque desvenda o enigma da esfinge; Tirésias, o cego representa essas auscultações que vêm do mais íntimo de nosso inconsciente. Temos, entre muitos os opostos: Platão – Aristóteles; Agostinho – Tomás de Aquino.

Como você vê, o mundo é estruturado em uma dicotomia que chega até nós com diversas roupagens.

Aproximemo-nos mais: essas ameaças de bombas atômicas são significantes cujo significado você pode imaginar; esse aquecimento do planeta é um significante cujo significado...bem. Deixa pra lá. O assunto ficou feio demais! Faz lembrar o Castro Alves:



Deus, ó Deus, onde estás que não respondes?

Em que mundo, em que estrela tu te escondes,

Embuçado os céus?



Esses versos são o significante, mas qual seria o significado que eles encerram?

No âmbito do significante, sabemos que são uma invocação a Deus; o poeta acusa Deus de estar alheio a alguma coisa. Mas,

E o significado, qual será? O poeta está revoltado contra a maneira como são trazidos os escravos seqüestrados na África e amontoados em navios negreiros.

O estudo do significado encontra campo ideal, o mais rico, no estudo da Semântica em Língua Portuguesa; é o que há de mais puro, de mais elevado. O estudo da Semântica nos mostra que as palavras adquirem significados diferentes, de acordo com sua posição na frase.

A Semântica estuda a intenção do autor, aquilo que ele não disse, mas que ficou subentendido no encadeamento da frase; este é um estudo bem a gosto dos Professores de Português, dos Juristas, dos oradores.


Nenhum comentário: