Professor é profissional dotado de um estado de um saber que precisa passar adiante de geração em geração. Sua característica principal é o saber perder; perder por abdicação; perder por doação de si mesmo; ele se conscientiza dessa condição de se esvaziar para que seu aluno cresça em sabedoria.
Os obstáculos que o Professor tem de superar são alimentados por ele mesmo: uma insatisfação por não ser melhor em sua profissão; não que se compare, a luta é pessoal e paradoxal porque, enquanto os alunos o reconhecem como sábio, douto no trato humano, ele tenta administrar uma vontade incontida de ser mais diante de si mesmo. Nessa luta interior entre o que ele julga ideal e o alcançar esse ideal, reside a marca do grande Professor. E ele filtra em si mesmo uma consciência aguda do papel que precisa desempenhar para se insinuar em mentes sequiosas de saber.
As horas de sono mal dormidas são decorrentes de inquietações por uma docência aprimorada no transmitir de suas idéias. Assim, a consciência do Professor se desenvolve pela abdicação; cresce quanto mais ele abdica de seu tempo em função de outras consciências.
O verdadeiro Professor tem como lema aquela afirmação de João Batista sobre Cristo:
importa que ele cresça e que eu diminua Jo 3,30; no entanto, quanto mais o Professor pensa que diminui ensinando, mais se agiganta em força e jeito que vêm de além da própria condição; lucros de quem se aplica ao desenvolvimento humano.
Mas há um momento em que a experiência o leva a ler intenções que se instalam dentro de certas mentes tortuosas; ele então se imbui de energia com que se impor à situação; não se indispõe com o aluno; senão pelo aluno, convicto de sua leitura nos bastidores da psique de cada um.
O Professor possui certos padrões de ética de que não se desvia, no trato com paralelismos; ele traz em mente aquela cena do dízimo: os ricos depositavam seus excessos; veio a mulher pobre e ali depositou uma fatia de sua pobreza e diz o Cristo aos discípulos: - esta mulher pobre deu mais do que todos porque retirou a dádiva de suas limitações Mc 12, 41. Também o aluno pouco dotado o Professor avalia pelo esforço de esticar a mão para alcançar o que os outros já pegaram.
Desta forma, o Professor, tornando-se mestre de si mesmo, expande sua aura de competência na mente e no coração de seus alunos.
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