terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Texto - suporte (Em 27/10/2006)

Escreva ou pesquise um texto curto sobre assunto com o qual você se identifica; decore-o; e recite todo dia; com o tempo, você irá incorporando a seu texto situações que vai vivenciando; seu texto vai crescendo e você passa a dominar bem um assunto; pelas relações que ele estabelece assim se forma um homem culto.

A palavra “cultura” está em nosso inconsciente, relacionada à agricultura e somos induzidos a pensar em cultura de trigo, de algodão, de cana e muitas outras culturas.

Para que você alcance essa cultura, terá de cavar a terra, plantar a semente regar e esperar os frutos de sua plantação; o mesmo se dá com seu texto: cavar a terra é buscar, dentro de si mesmo, a identidade com o texto de sua escolha; plantar a semente é introduzir o texto em você mesmo, decorar; regar é repetir o texto constantemente.

Não raro, você precisa colocar adubo, eliminar algum parasita, também no nosso texto o adubo são as relações que você vai estabelecendo entre suas vivências e seu texto; já os parasitas são aquelas atitudes, aqueles expedientes que não encontram respaldo no conteúdo de seu texto.

Um homem culto é aquele que plantou em si mesmo um saber e agora esse saber aflui com idéias que não raro, surpreendem a ele mesmo.

A essas respostas que vêm de dentro Fernando Pessoa chamava de “ressonâncias”, caixa de ressonâncias, a perfeita identidade da realidade de fora com nossa realidade interior. Charles Baudelaire se referia a elas como sendo as “correspondences”, relações de dentro e fora.

Se você estuda letras, dedique-se, com afinco, ao estudo da Semântica. A Semântica estuda as intenções, aquilo que não foi dito, mas que você percebe por trás do que é. Estudar Semântica é plantar a semente; ela com certeza dará frutos excelentes.

Qualquer estudo partiu do homem para as coisas; então a base de todo estudo está no homem. Toda ciência tem um postulado base; esse postulado é que deve ser muito bem sabido na ciência a que você se dedica; dele partiram as relações; se essas relações foram estabelecidas de dentro para fora do homem, agora você pode reconstituí-las de fora para dentro.

Você pode estudar diversos assuntos para atender suas lides profissionais, estudantis; mas você deve ter um texto seu de sua vivência, de seu refúgio, para recitar no ônibus, no avião, onde quer que esteja, de tal modo deve sua persistência que já se passaram vinte, trinta anos e você continua buscando novas relações com seu texto.

Você poderá me argüir: mas esse texto não perde a atualidade? Se você cavou a terra antes de plantar, o texto não perde a atualidade porque a interioridade humana não muda; o que mudam são as teorias ao redor dela.

Um texto bem plantado, que já alcançou o inconsciente é o melhor dos guias, o amigo sempre presente onde você estiver.

Pense nisso e aja a seu favor.

Nenhum comentário: