segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Um Gesto (Em 05/01/2007)

Aquela senhora recebeu a carta; na carta se indicavam porcentagens para base de certa distribuição a instituições de caridade. Não só: ela deveria, com o dinheiro a receber, comprar um carro, rifá-lo entre os da cidade. Assim, todos se arregimentariam em torno de uma causa nobre e assim se fez.

O acontecimento correu de boca em boca, fez-se notícia grande e criou coceira da curiosidade do povo. Quem seria? Um de além mundo? De onde? A descrença nos homens da terra não creditaria intenção tal a alguém de carne e osso.

Vale ressaltar dois aspectos nesse gesto:

a – o cuidado com que o doador se vestiu de anonimato,

b – a inteligência em orientar como se devia proceder para que o evento envolvesse o povo.

A mediadora foi previdente, valendo-se de todos os meios de comunicação para divulgar o acontecimento, ao tempo em que dava satisfação ao doador sobre os procedimentos tomados, visando ao cumprimento das intenções dele; o ciclo se fechou com o sorteio de cujo resultado não se teve notícia.

Uma quantia razoável foi suficiente para convergir, nos tempos de natal, toda a cidade e vizinhanças em torno de um evento comandado por uma cabeça sem rosto. Bonito gesto!

Isso aconteceu exatamente no tempo em que os Senhores Senadores e Deputados se vestiram de silêncio e, em conjunto, decidiram sobre aumento do próprio salário lá pelos 91%. Haja! Muita cara de pau! Só se arrefeceram quando o bispo gritou, do alto do púlpito, apavorado com a imoralidade da coisa.

Se de um lado tantos se degradam e nos arrastam para o custeio de suas investidas, do outro, um apenas comoveu a cidade e nos comoveu cá distantes.

Também aqui os opostos se evidenciam entre o repúdio nacional e a comoção citadina; lá para a farra de muitos; aqui para a causa dos pobres; os que podem votam em proveito próprio; os que não podem se juntam à causa alheia e, entre muitos e um só, fez-se a diferença por fluidos de ação e repulsão.

Nessa causa, o congresso é o movimento de fora: inconseqüente, avassalador e sem retorno, que eles estavam firmes na defesa de seus interesses, mesmo quando instância superior tinha julgado inconstitucional a causa esdrúxula.

Aquela doação seria o movimento de dentro, a interiorização em que as correntes internas atuaram sob uma intenção, convergindo para um ponto comum de doação.

É possível ver, nesses acontecimentos, ritos selvagens pisando em relíquias sagradas que, graças ao bom Deus, alguns ainda mantêm vivificadas em seus corações.

Nenhum comentário: