quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Angústia - Complemento (Em 14/04/2006)

O professor bateu com o giz na lousa e perguntou aos menininhos

- o que é isso?

- um cigarro aceso à noite, uma estrela, um navio a distância, um vaga-lume, um cometa,um poste visto de cima.

Entusiasmado com o resultado, o professor fez a mesma experiência no terceiro colegial:

- o que é isso?

- são as fuligens do giz que você bateu na lousa.

- nossa! Os alunos do terceiro tinham perdido a criatividade!

- o contato com as ciências exatas os pôs de olhar apenas para fora de si mesmos;

- na resposta deles, não faltou motivo e conseqüência: bateu na lousa, ficou a marca do giz.

- balanças de um só prato.

- se no terceiro, eles já estão assim, que dizer dos intelectuais?

- assim, a cultura atua como um trauma.

- como assim ?

- a cultura tem origem no mundo do movimento; quando entra em nós, aí é o repouso; ela precisa ser liberada, passada adiante; não o sendo, o movimento de que é portadora passa a atuar na área do repouso, criando sérios conflitos.

- verdade. O ser humano é o agente da cultura; toda cultura tem de se relacionar com seu agente.

Nenhum comentário: