Muitas de nossas angústias são conseqüentes de um espírito bloqueado.
O espírito que volta à terra, perde a consciência; ele se esquece de tudo. Conforme o meio em que se estabelecer, algumas ressonâncias de atividades anteriores podem aflorar por intuição, sem limites; mesmo assim, o espírito fica sujeito a uma espécie de pressão que o leva ao desespero; ele não sabe identificar seus males nem como corrigi-los.
O espírito se situa entre a alma e a intenção; se a intenção se aplica a ações duradouras, elas repercutem na alma, a alma recorda aspectos de sua origem e libera energias imbuídas desses aspectos; o espírito assimila essas energias e se desenvolve em vislumbres de luz e sabedoria.
Se nossas ações se ocupam de assuntos passageiros, não duradouros, a alma não se identifica com ações assim; a energia despendida pela intenção é devolvida para o espírito, acumulando-se nele; a situação tende a piorar, quanto mais ela se acumula.
Na escolha da atividade profissional, por exemplo; a intenção se volta para fora e se afasta dos objetivos da alma; as energias despendidas não são identificadas pela alma; elas não entram no campus da alma e retornam para o espírito, pressionando-o.
Muitos vão buscar, no estudo da Psicologia, uma resposta para esse tipo de angústias e encontram uma Ciência ocupada com dados exteriores, concretos, visíveis, racionais, que mudam com o tempo; isso agrava o quadro interno porque, ocupação assim afasta ainda mais o espírito do fim a que veio.
O espírito então vacila premido por massas de energias excedentes a sua condição; de um espírito em desespero, vêm: o acidente, a cobrança moral, a demissão do emprego, uma perda irreparável e outros. São meios com que ele busca atrair nossa atenção para dentro de nós mesmos.
A solução é alternar nossas atividades do lado de fora com a prática de atividades duradouras; elas estão do lado de dentro de nós: justiça, verdade, amor; não o amor que pede...
Nossa convivência com essas virtudes desperta na alma atributos esquecidos por ela; ela insinua no espírito esses atributos; o espírito se nutre na luz refletida; as angústias perdem apoio na luz de dentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário