1 - Não há coisa oculta, que não seja manifestada, nem feita em segredo, que não venha a
ser pública. Mc 4,22 - Lc 12,2
2 - Não só de pão vive o homem. Mt 4,4
Quanto ao versículo (a), há dois mil anos Cristo já nos advertia sobre a existência do movimento a que estamos sujeitos; nós já devíamos ter intuído e procurado seu oposto; somente agora começamos a despertar para esses assuntos; como nada fizemos para alcançar o outro pólo, nossa vida se desequilibra.
Por outro aspecto, a alma está em repouso; se estamos permanentemente retidos no movimento, não podemos alcançar a alma; sem a alma, ficamos sujeitos a toda espécie de doenças causadas pela energia do movimento em nossos tecidos internos.
Analisemos o versículo b – não só de pão vive o homem.
O pão é sólido; é energia condensada; nosso corpo, a fruta, o astro, no espaço são energias condensadas; a energia condensada está em movimento; como o homem não vive só do pão que está movimento, o homem precisa viver do lado oposto ao movimento. A expressão “não só” adverte-nos que é preciso aliar algo ao movimento; o que podemos aliar ao movimento é o repouso; o homem também vive do repouso. Não só de movimento vive o homem; o homem deve viver também de repouso pela meditação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário