Cristo salva pelo esclarecimento. Por isso ele diz: “Ensinei-vos tudo o que ouvi de meu Pai”. Com essa afirmação, deixa claro que abdicou de toda sabedoria por nós. A salvação de que se fala é a ampliação da consciência a pela sabedoria.
Portanto, a primeira norma que temos de aprender para nos salvar é tomar consciência de que precisamos passar adiante tudo o que sabemos; reter um saber é comparável à água do lago: cria répteis.
Como cria répteis? Todo saber vem de fora para dentro de nós; se vem de fora, veio do mundo do movimento para o mundo do repouso; qualquer coisa que venha de fora e fique retida dentro de nós funciona como um trauma: agita o ambiente do repouso; não é diferente com o saber. Ensinar os outros portanto, é fazer catarse: aliviar-se; é providência de salvação.
O ser humano está no centro dos Velho e o Novo Testamentos; eles se ocupam da evolução espiritual do ser humano; a Bíblia, o Antigo Testamento, narra as ações dos homens; os homens se desenvolvendo pelos sentidos: ver, ouvir, falar, normalmente pela utilização da força; esses assuntos se verificavam, o homem olhando para fora de si mesmo; o inimigo ameaçava tomar, a casa, o terreno, a mulher; o inimigo estava do lado de fora; era preciso guerrear; a guerra era entre duas ou mais pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário