É a fixação da mente em um ponto, de preferência sem objetivo algum.
Há os que, para fazerem exercícios de concentração, tomam um texto relativamente curto e se propõem a fazer 20,30 alterações, apenas para manter a mente fixa no ponto predeterminado.
Concentrar-se é manter a mente em um centro, um ponto, como fazem os atletas: fixam a mente no objetivo que querem alcançar: vencer a disputa.
Concentrar-se é ir com a mente para um centro; a mente não pode ir só; temos de ir com ela porque o ato é reflexivo; o sujeito pratica e recebe a ação: recebe a ação porque precisa ir junto colocar-se ali com o objetivo que quer alcançar.
É uma prova? Temos de nos ver fazendo a prova e acertando as questões que nos conduzam à aprovação; sem desviar a mente do foco. Concentração é isso; ser forte pelo controle da mente, já que nada se faz sem ela.
Se quisermos avançar um pouco mais no controle da mente, o lugar ideal para a concentração é o abdômen; sentir a respiração intumescendo e esvaziando ritmadamente a região.
Resulta de um trabalho que devemos fazer com nós mesmos a todo instante: assim, vamos neutralizando o barulho que a mente faz; são vozes que surgem do nada em nossa mente; com elas, a mente se dispersa e, em mente dispersa não há concentração.
Repito que a principal delas é a que se fizer centrado no abdômen, o maior tempo possível: elimina os gazes, diminui a tensão porque a energia se desloca do peito e previne doenças relacionadas com bronquite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário