Que tipos de emoções devemos controlar? Se é a emoção de agredir por palavras ou atos, sim aqui o controle das emoções se faz imprescindível.
Quando as emoções resultam de deslumbramento diante da beleza, diante de um reconhecimento, elas representam identidade; uma descarga de energia do repouso assoma das profundezas. Demos vazão a ela. É uma energia é positiva, catártica, estava esperando aquela identidade talvez há muito tempo.
Por que a mulher chora? Porque está em constante intimidade com a alma e recebendo impulsos energéticos que ultrapassam seus limites externos. Se lhe perguntarmos por que chora, ela não sabe justificar. São emoções fortes, quanto mais sensível for.
Há um tipo de emoção sobre o qual convém advertir: há pessoas que, por traumas de infância, têm energia retida na tiroide; quando ficam nervosas, por um instante, a tiroide se fica intumescida, o oxigênio não circula para o cérebro e, por um instante, elas são capazes de qualquer desatino; qualquer que você possa imaginar. Daí por que controlar as emoções é imprescindível para que não se chegue a estados extremos. Os grandes crimes são efetivados por falta de circulação no cérebro.
e, ao contrário, a emoção é por identidade, elas são de alívio. Com elas, liberamos nossas ansiedades; elas são o discurso de nosso ser interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário