segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Planejar e viver melhor a vida - 4/6 ( Em 24/03/2009 )

             O texto se refere a planejar para viver melhor a vida. Nesse planejamento já se estabelece um par de opostos: planeja-se no movimento, ação; a vida é em repouso; é a mesma sempre; a agitação se observa durante a execução do planejamento; isso não alcança a vida que permanece intacta. Como consequência de um bom planejamento, vive-se melhor a vida. Viver melhor é o resultado da conciliação externo, interno, o par de opostos.
Qual seria um planejamento ideal para se viver melhor?
O planejamento tem de ser interno e externo; os dois ao mesmo tempo; se atuamos apenas pelo lado de fora, ficamos sacudidos pelo movimento; se ficarmos apenas pelo lado de dentro, alienamo-nos do mundo; em qualquer dos dois sozinho seremos ave de uma só asa.
Para atuarmos pelo lado de fora, temos de saber perder; saber perder requer humildade; não negligenciarmos por mínima que seja a ação; toda negligência é contrária à verdade. Nós precisamos de: saber perder, não negligenciarmos e ter confiança em nós  mesmos; insistir nisso sobretudo à hora de dormir.
Esses três itens são de repercussão na alma; se com eles alcançarmos a alma, ela libera energia para vivermos melhor nossa vida.
Quanto mais forem praticados, mais outros requisitos de viver bem se aderem a eles, porque todos são originados da mesma fonte, de onde emanam os requisitos para uma vida melhor.

Nenhum comentário: