segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O pensamento –2/6 ( Em 31/03/2009 )

Como sabemos, existe uma separação entre a Mente e a Consciência. Mente e Consciência não se relacionam; há entre elas um vão, um vale, um abismo. Nada há em comum entre as duas; no entanto, a Consciência, na condição de Pai, dotou o ser humano de pensamento que serve como uma ponte por onde possamos conduzir a mente de volta à casa do Pai.
Somente pelo pensamento se passa de uma extremidade à outra.
Michelangelo ilustrou bem esse vão numa tela em que o Criador aponta o dedo para o homem, sua criatura; o homem aponta o dedo e os dois dedos não se tocam; não se alcançam.
Trata-se do abismo, mencionado no Gênesis 1,1; ali se afirma que “as sombras cobriam o abismo e o espírito de Deus pairava sobre as águas”
As sombras são nossa ignorância, nossa desinformação sobre o abismo; e o texto reitera a idéia de abismo: o espírito de Deus pairava sobre as águas; pairava, não tocava, não alcançava as águas.
O pensamento pode ser aplicado no campo da mente, no campo da consciência ou nos campos das duas; aí vai depender de nossa vontade.
A atuação do pensamento no campo da mente é de aplicação de cada instante, nas lides da vida; nas lides da vida, o pensamento atua de maneira horizontal, na linha de passado e futuro, onde se situam os valores da matéria
A atuação do pensamento na direção da Consciência é vertical; o pensamento desce  da mente para o coração.
Basta que você pense em uma cruz; a linha horizontal, a linha da Mente, não passa pela cabeça nem pelo coração é a linha das Ciências em geral; distanciadas de Deus.
A linha vertical atua como o pensamento, unindo a mente no cérebro à Consciência no coração. Beleza não é! Guarde isso. Agora você é jovem, mas as coisas vão se confinando e, com certeza, você vai precisar desse referencial.
O ideal é que o pensamento atue nas linhas horizontal e vertical: ora em um campo, ora em outro; pelo trabalho e pela meditação. 
Pensamento é ponte que restabelece a ligação entre a Mente e a Consciência.
O pensamento se desvirtua quando deixa de atuar no campo a que foi destinado.

Nenhum comentário: