P – vês aquela canoa?
A – segue contra a correnteza.
P – os remadores na precisão do impulso.
A – e se apenas um lado remar?
P – a canoa perde o rumo, gira em círculo.
A – não avança. É isso? Pensando bem, nós somos essa canoa
P – acho que não! A canoa é de madeira...
A - eu quis dizer que nós nos movemos sem rumo como a canoa, em círculo.
P – mas em que nós giramos em círculo?
A – nós temos dois remos: a mente e a Consciência. Está certo?
P – sm. Está certo.
A – se nós remarmos apenas com uma delas, a canoa de nossa vida não avança. É isso?
P – sim. É isso. Mas onde está a água?
A – a água é esse espaço vazio que nos cerca em toda parte. O remador é nossa vontade.
P – nesse teu rio existem grandes peixes?
A – sim. Mas eles se situam à margem; são marginais.
P – o que pretendes com essa canoa?
A – remar no sentido de meu destino.
P – escolheste bem os remadores?
A – de um lado, minha vontade; do outro, minha determinação.
P – escolheste bem. Onde foste buscar essa gente?
A – na consciência há provisões para toda atividade. A mente seleciona
P – então os grandes peixes também podem dispor dessas provisões!
A – sim. Mas a mente deles não tem poder de selecionar
P – aonde vais nessa canoa?
A – quanto mais eu me utilizar da mente e a consciência, mais estou seguindo meu destino.
P – teu destino não é um lugar!
A – não. Meu destino é um ponto de perfeição.
P – então a perfeição está em ti!
A – Sim. Está no perfeito ajustamento do impulso dos remos.
P – e se em vez de uma canoa, for uma obra de arte?
A – na obra de arte também devem estar os remadores.
P – Michelangelo, por exemplo?
A – ali você não sente sequer o impulso; a canoa desliza indiferente aos repuxos da correnteza.
P – e se for uma obra de arte moderna?
A – não é obra de arte; é obra.
P - vês? Eu nada te ensinei
Você percebeu? O Professor induziu o aluno a dar respostas que caberiam a ele Professor? Quis mostrar que o saber do Professor estava no aluno, assim como está em todos nós. Era esse o método de Sócrates; nós não desenvolvemos isso. Quem pena!
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