sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Administrador – 2/6 ( Em 17/02/2009 )

Saber antecipar-se é o grande segredo; é a característica de um administrador ideal.
Uma empresa se compõe de duas partes: uma que atua pelo lado de fora, no movimento; é a parte ativa da empresa; a outra atua nos bastidores; nos controles, nas estatísticas, na vigilância que se mantenham equilibrados seu ativo e passivo.
O administrador ideal tem essa dupla visão de fora e dentro como resultado daquilo que aplica em si mesmo, de tal modo que sua administração seja projeção de sua vida pessoal. 
Nós também somos uma empresa de cujo patrimônio precisamos nos inteirar; não apenas do ativo, pelo lado de fora; também do passivo, em nosso interior; se negligenciado, solapa os alicerces de nossa administração; será a concordata.
Um pai que não se antecipa às consequências das companhias de seus filhos, fica de porta aberta a possíveis revezes.
Nossa mente é patrimônio ativo que precisa se voltar constantemente sobre o passivo; ele sustenta a movimentação; qualquer negligência com o passivo será a derrocada: nossos credores nos denunciam em juízo.
Existe um aforismo de que um homem prevenido vale por dois. Assim é também com os fatos de fora e dentro de nós; para valermos dois, precisamos trabalhar os dois; assim evitaremos ser uma empresa dirigida com um olho só; o administrador se ateve aos acontecimentos do imediato e não percebeu o fundo de reserva se esvaindo. Apontaram-lhe a lua e ele olhou para o dedo. 
O bom administrador tem de ter olhos nos bens de fora, voltados para o movimento, mas precisa ter experiência de um olhar para dentro com que auscultar-se e tirar de si os meios de que precisa para bem equilibrar-se entre opostos.
Do equilíbrio entre os valores de fora e os valores de dentro, seremos previdentes e prevenidos, capazes de lermos dentro dos acontecimentos e buscarmos, no interior deles, as respostas de que necessitarmos para uma atuação sobre nós mesmos, com reflexos nas incumbências de nosso mister.
O administrador ideal é o que praticou a administração em si mesmo e que sabe buscar, a partir dei si, as respostas aos desafios de cada dia.

Nenhum comentário: