Se a projeção vem de dentro de nós, vem do lado de lá do inconsciente; tendemos para a solidariedade, o perdão, a prática de justiça, do amor e coisas assim, afins com a consciência.
Se a projeção é manifestação do que está do lado de cá do inconsciente, é bem provável que estimulemos a guerra, a injustiça, a exploração do mais fraco e coisas assim que nos exaltam o ego.
Por que acontece isso? Porque do lado de cá do inconsciente, sob o domínio da mente, somos insensíveis; a mente nada sabe sobre sensibilidade, justiça amor e essas coisas do coração. Do lado de cá do inconsciente, somos tendentes à perversão, à corrupção, à injustiça de toda forma porque a mente não tem qualquer padrão de sensibilidade.
A projeção do domínio da razão canaliza sempre para o mais forte; basta pensar no que está acontecendo com as bolsas de valores do mundo; o mundo todo em polvorosas; os governos gastando suas reservas para tentarem diminuir os abalos que tanta onda pode alcançar até o emprego de cada cidadão, embora ele nada entenda de bolsas.
Esse país que ataca os mais fracos com superpoder é adepto da razão pura, vive o Antigo Testamento, quando tudo era de domínio da razão; do olho por olho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário