sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Amizade - 5/6 ( Em 09/12/2008)

 Amizade deriva de amor; o amor nada pede, nada quer para si. Esta é alinha da amizade; nada quer do amigo senão a felicidade dele; centra-se nele.
O amigo verdadeiro é aquele que se sente feliz com a felicidade do outro; a amizade é reciprocidade de sentimentos, de ações. Onde existe essa harmonia não há espaço para exploração, para egoísmo; não há injustiçado; se alguma dissensão houver o prejudicado  sabe ler a intenção do amigo e tudo se desfigura.
A amizade verdadeira toca a mesma nota em uníssono. Não faz dueto porque no dueto as vozes se separam; cada uma atende a própria tonalidade; o próprio ritmo; centrada em si mesma. As vozes em uníssono são iguais e se manifestam com a mesma intensidade.
Amizade é essa afinação de princípios, de manifestações que o tempo não desfaz.
A distância pode separar as vozes, mas o diapasão é o mesmo; os princípios éticos não se alteram na sintonia. Amizade é halo em que duas ou mais pessoas se confinam.
Muitos são os casais que buscam construir uma aura de amor; não o conseguem; separam-se e se mantêm em um elevado grau de amizade; um procura o outro não mais para intimidades, senão por saber de seu estado. Precisaram superar a fase dos interesses para que a amizade se consolidasse no espelho de cada um. 
Amizade é isso: amar o outro como reflexo de si mesmo.

Nenhum comentário: