A primeira confiança que devemos ter é em nós mesmos, cada um em si; depois em Deus. Por que? Ninguém dá o que não tem. Se eu não tenho confiança em mim, meu depósito de confiança está vazio; não tenho confiança para conviver com Deus e muito menos de confiar que ele pode fazer alguma por mim.
Aquele alpinista subia a montanha sozinho, o que já uma presunção; faltava pouco para alcançar o topo, a noite veio rápida; quis subir assim mesmo; próximo do fim, escorregou e se precipitou montanha abaixo; ficou preso pela corda;
- meu Deus me ajude a sair dessa situação! Ajuda-me Senhor!
Então ouviu uma voz:
- tens confiança que eu posso te ajudar?
- sim. Senhor, tenho plena confiança.
- então corta a corda a que estás pendurado.
- as equipes de socorro o encontraram já roxo pendurado a um metro do chão.
Ele não tinha qualquer reserva de confiança nele mesmo; ele tinha a presunção de querer subir sozinho; apenas chamou por Deus, mas sem nenhuma experiência de se abrir para a manifestação divina. Deu no que deu.
Temos de aliar nossa confiança à coragem; então a confiança ganha amplitude de chegar a outras áreas de alcançar a sabedoria e, pela sabedoria, vir a visão de dentro: o encontro com Deus. Confiar se torna sinônimo de ampliar; ampliam-se as dimensões internas porque confiar é plantar; a árvore cresce expande-se e dá frutos nas estações, isto é, quando se precisa dela. Confiar é preservar-se de forças adversas porque, quem confia em si, tem o discernimento aguçado; esse alpinista teria a previsão de não saber onde iria pisar.
Quem confia em si atrai sobre si apenas aquilo que é afim com sua energia de confiança. Nunca ouviu dizer que os correspondentes se atraem?
Se o mundo está se desfazendo, eu confio em mim. Se eu for olhar para o mundo, eu não conserto o mundo e tiro de mim o centro de minha confiança. Minha confiança se dilui na multiplicidade dos acontecimentos; eu me desloquei para o imprevisto; cadê minha confiança? Casa abandonada é abrigo de arruaceiros.
Confiar em si é ficar em si; que o mundo dê suas voltas; o mundo não está em mim; se o mundo me leva, leva a todos; eu não posso ser exceção. Mesmo assim, eu sou eu em mim, onde quer que esteja, minha confiança estará comigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário