O princípio de tudo é a Consciência. Nada mais além.Da Consciência emanaram:
- a energia do repouso.
- os atributos de: sabedoria, verdade, justiça e amor e seus derivados.
- a Mente
A Consciência dotou a Mente de:
- energia do movimento
- atributos: memória, razão e inteligência
Consciência e Mente são opostas porque a Consciência permanece no repouso e a Mente atua no movimento; foi gerada para pôr ordem no caos.Enquanto a Mente existia no bojo da Consciência, as duas estavam conciliadas.
Dessa conciliação de opostos resultou um terceiro elemento: a Luz.
A Consciência é conhecida como o Pai e a Mente como o Filho.
Os atributos da Mente não se relacionam com os atributos da Consciência.Só o ser humano tem o poder de fazê-los relacionarem-se, religarem-se.
Aquele quadro de Michelangelo, o Pai apontando o dedo para o Filho e o Filho esticando a mão sem alcançá-lo, é a simbologia da separação entre os atributos do Pai e do Filho.
Entende-se por que O Filho, a Mente, era bruto, ciumento, vingativo ao longo do Antigo Testamento; não tinha consciência; era a Mente inconsciente.Cristo veio orientar nossa mente a pôr ordem no caos de nossa vida.
Passados dois mil anos, nós temos de entender que a trajetória da mente é de volta, na direção da Consciência.
O ponto de referência para essa trajetória é o coração, cada um do seu.Quando uma criança nasce,vêm juntas: Consciência e Mente; as duas estão conciliadas, no Paraíso.
À medida que a criança cresce, a mente se afasta da Consciência; é Adão que saiu do paraíso.Nossa tarefa é a de conduzir a mente de volta para que a luz se restabeleça em nós.
Esse é o sentido de nossa vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário