A ética se amplia pela verdade pessoal; se tem apoio na verdade pessoal, é duradoura, atua sobre nossos gestos, pela palavra e pelo poder de discernimento.
Quanto à aplicação, a ética se manifesta como algo que flui permanentemente; é duradoura porque emana de um princípio fixo e permanente dentro de cada pessoa. Vem por um fio de prumo de nossas profundezas. Então somos éticos desde o estar em solidão até o presidir encontro entre seres humanos; em tudo uma postura que desperte no outro a verdade que nos guia.
Percebe-se assim que a ética se manifesta por projeção de princípios cultivados em cada pessoa e que se nutrem na vivência; ela se projeta no outro como espelho.
O pai saiu à pescaria com o filho; sabiam que era proibida a pesca antes da meia-noite; lá pelas dez o jovem lançou a rede e pegou um peixe enorme, um troféu raro.
- pai, vamos levar este peixe; ninguém está nos vendo.
- não filho, nós não podemos transgredir a lei; devolvamos o peixe às águas
A ética veio de dentro e se pôs em consonância com a lei; além de se projetar sobre o filho como espelho de vida; não transgredir a lei que, se emana do povo, o povo está onde estamos
A ética povoa ou deve povoar toda atividade humana porque é um bem de raiz sedimentado na verdade. Para onde quer que vá nosso pensamento, com ele segue a ética vigilante sobre nossa forma de conduta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário