segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O que é o inferno? - 2/6 ( Em 09/12/2008 )

Costuma se dizer que o inferno é aqui; tudo bem, mas é preciso entender que esse aqui não é o nosso aqui geográfico; essa aqui é experimentado pelo espírito que voltou à terra, fora do corpo; como perdeu os órgãos dos sentidos na saída, não tem em que se apoiar. Isso é o inferno. Já sabemos sobre os dois planos: de movimento e repouso. Para atuar no plano do movimento, a mente dispõe dos órgãos dos sentidos: audição, visão, olfato, paladar e tato. Com a morte, a mente, transformada em espírito, perde os órgãos dos sentidos; perde os meios com que atuar.
Saímos do plano do movimento e vamos para um plano oposto ao movimento; vamos para o plano do repouso; lá é o vazio, o silêncio; para permanecermos lá, precisamos ter alguma experiência de como se permanece lá; se o mundo de lá é o do repouso, precisamos ter praticado exercícios de repouso aqui. 
Se o espírito não dispõe dessas experiências; fica sujeito a toda restrição. Ninguém o julga, ninguém o expulsa de lá; ele se percebe sem a mínima condição de viver naquele vazio, como um astronauta solto no espaço, à mercê do acaso.
            Os atletas se sentem muito mal quando vão jogar em cidades a três mil ou mais metros de altura: a bola lhes escapa; o impulso do chute foi muito mais do que o necessário, porque o ar é rarefeito; eles perdem a noção de seus impulsos.
            Comparado ao espírito fora deste plano, esse é apenas um dos problemas que ele tem de suportar no mundo do repouso, sem os órgãos dos sentidos.
Uma mente carregada dos costumes aqui e sem os órgãos dos sentidos, tem de se arrastar pela terra. Isso é o inferno para os espíritos.
Por isso a terra está envolvida por espíritos sem base para sair daqui e dispostos a qualquer expediente para encostar em alguém.
O inferno é uma condição de desequilíbrio entre os valores do espírito e os da alma; o espírito se percebe desprovido de todo meio de prosseguir e sofre toda espécie de restrição como asfixia, falta de chão onde pisar, falta de direção, falta da fala e tantas outras faltas mais. O inferno está na depuração de nossas negligências.

Nenhum comentário: