segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mundo externo; mundo interno - 6/6 ( 02/01/2009 )

O mundo externo é o dos órgãos dos sentidos: vemos, apalpamos cheiramos e o mais. O mundo interno é o da alma. Acontece que entre o mundo externo e o mundo interno está o inconsciente. O inconsciente impede qualquer comunicação entre o mundo externo e o mundo interno, por isso o inconsciente contém também o pecado original; já sabemos que vem de sermos  fecundados inconscientemente. 
Por desconhecermos a luta que temos de travar para dispormos dos atributos da alma, nós nos acomodamos com os atributos do mundo externo.
Os atributos do mundo externo são: memória, razão e inteligência. Com esses atributos nós imaginamos que conseguiremos tudo e não percebemos que estamos dispondo apenas de menos da metade de nossas potencialidades.
Trabalhando apenas pelo lado de fora de nós, fortalecemos sempre mais o inimigo que mora dentro, no inconsciente. Nossos inimigos se nutrem de nossa negligência; eles aproveitam para conduzir a mente a um estado quanto mais de fracasso.
Fomos condicionados a isso e nada fazemos por alterar esse estado de coisas.
Enquanto isso, o outro lado de nós, o mundo interno permanece inexplorado, esquecido, como se fosse algo do outro lado da rua, de algum vizinho em frente; não nos pertence.
Do lado de dentro, existe uma fonte de energia mais poderosa do que aquela de que nos servimos aqui, pelo lado de fora. 
O inimigo existe mais forte exatamente porque nós nunca utilizamos o mundo de dentro; deixamos que tome conta da casa. Pelo mundo de fora, você está em meio à energia de agitação, corre-corre. Pelo mundo de dentro, você precisa aproveitar os momentos em que não está correndo para pensar em seu coração. Chegar a ele sem pensamento, apenas pondo a mente a descansar no coração.
Então duas coisas acontecem:
- você está tirando o inimigo que fez morada em seu coração;
- quando sua mente volta, vem suprida das energias do repouso, com que neutralizar a pressão do
  movimento, aqui de fora.  
Quanto mais constantes forem suas visitas ao coração, mais as energias de fora e dentro vão se ajustando, você vai encontrando a paz.

Nenhum comentário: