quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Carta - O que é o Coração - 5/6 ( Em 14/10/2008 )

Minha amada, minha querida, em nosso último encontro, tivemos a oportunidade de discutir alguns assuntos de real importância. Entre tantos questionamentos, um me pareceu que analisamos superficialmente; ficou-me seu anseio por saber o que significa a palavra coração.
Falamos inclusive sobre a importância de o professor, o orientador encaminhar a mente dos jovens na direção do coração, através de pesquisas, cartazes, curtas exposições. O quanto isso repercutirá na formação dele lá adiante.
Apesar disso, parece de importância voltar ao assunto, movido ainda pela alegria que presidiu nosso encontro porque não sei se a segunda parte ficou sedimentada em sua mente. 
Em todas as linhas de pensamento, você encontra a palavra coração e somos induzidos a pensar no órgão que abriga nossa alma, nos vazios dos ventrículos, das aurículas. No entanto, a palavra coração tem um significado bem mais além. A palavra coração significa o ponto de encontro entre dois opostos conciliados; ali onde a luz se estabelece.
Você decerto querida, já ouviu falar em terceira visão, um ponto que é desenvolvido pela conciliação do olho esquerdo com o direito; ali é um coração; a terceira visão é o coração dos olhos.
Há, no entanto, uma identificação bem mais ampla para a palavra coração, quando se trata do ser humano. O coração é o ponto onde o espírito se encontra com a alma; desse encontro nascerá a luz. O coração de cada ser humano será essa luz resultante do encontro de cada espírito com sua alma.
Que essa luz interior seja o objeto de sua procura e que nela esteja seu coração.

Nenhum comentário: