quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Potencial bloqueado – 2/6 ( Em 05/08/2008 )

Sob pedido de se manter no anonimato, uma missivista teve a gentileza de me perguntar: “Por que as pessoas são impedidas de viver seu potencial”?
            Estou muito agradecido por este contributo para que estas páginas ganhem o testemunho de que estão abertas a quem delas quiser tirar proveito, desde que os assuntos sejam relacionados com a condição interior humana.
Dois fatores nos impedem que vivamos nossas potencialidades:
- a utilização abusiva da memória
- o inconsciente
            Do ponto de vista da memória Senhora, nós não fomos advertidos de que:
- a memória é recurso de primeiro grau; no primeiro grau as crianças decoram suas lições,
  repetem-nas de cor e isso é muito bom.
- no segundo grau; vige a razão, o raciocínio a lógica, a demonstração.
- no terceiro grau seria a inteligência; inteligir é interligar, relacionar, sobretudo os bens do espírito
  com os bens da alma; o que vemos é o uso indiscriminado da memória no terceiro grau,
  sobretudo nas áreas de Humanas; o bom aluno é o que sabe de cor, embora não consiga se sair
  bem em uma redação.
            Observe-se um conferencista; ele é o produto da faculdade; veja-se como se comunica com seu público pela memória. Estou apenas apontando onde está o entrave de desenvolvermos nossas potencialidades. .
A memória nos conduz para o passado; nós saímos de nós mesmos e conduzimos nossa mente a estudar fatos que não se relacionam conosco; a memória é de tempo passado e viver no passado é andar para trás; nós não nos incluímos nos fatos passados; nossas potencialidades ficam emperradas.
A senhora percebe que, do ponto de vista externo, estamos bloqueados? Um professor que saiu da faculdade, experimentado na utilização da memória, só pode transmitir a seus alunos um saber de memória e os ciclos prosseguem sem solução.
Um segundo fator que nos impede de vivermos nossas potencialidades é o inconsciente;
situado entre a mente e a alma, o inconsciente impede qualquer comunicação com os planos de dentro, ficamos sem comunicação com os atributos da alma; ficamos sem a: sabedoria, verdade, justiça e amor; nada sabemos sobre a utilização deles. Onde se aprendem sobre esses atributos? Se o estudante não aprendeu, como pode ensinar o que não aprendeu?
Vê a Senhora que nossos potenciais estão bloqueados porque damos preferência à utilização excessiva da memória; de outro lado somos inconscientes; faltam-nos esclarecimentos de como nos utilizar dos atributos de dentro de nós. Faltam-nos noções de como se faz concentração de como se faz meditação que seriam meios de nos conduzirem para o plano interior de nós mesmos e, a partir daí, vivermos a prática de nossas potencialidades.   

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