O prefixo dês indica ação contrária ou confirmação: fecho x desfecho; o fecho como organização, o desfecho como culminância dessa organização, resultado.
Essa estrutura é da dissertação: a introdução é o fecho; a conclusão é o desfecho.
Qualquer tese tem de começar por um fecho, a introdução e terminar por um desfecho, com que se confirma a afirmação inicial
Estamos sempre procurando o desfecho de tal ou tal situação. Machado de Assis fez um fecho entre o Bentinho e a Capitu; falta que achemos o desfecho; está aceso o debate.
Uma idéia pálida pode ser apontada por aquela dos filmes românticos; as lutas por que o herói tem de passar para libertar a amada. É a representação da luta que se impõe ao espírito na direção de alcançar a própria libertação como desfecho.
O substantivo fecho aplica-se bem ao masculino; o homem é um fecho; e, enquanto permanecer na horizontal da razão, o homem será fechado em si mesmo; e o pior de tudo: não tem consciência disso.
Sem a assistência da mulher, o homem ficará repetindo vida morte; fecho x desfecho porém na horizontal da razão; sem a assistência da mulher, não haverá desfecho progressivo porque, no que se refere à trajetória do homem, o desfecho precisa de verticalização. O feminino é que dá o impulso para que o masculino alcance progressão nos sucessivos desfechos ascendentes, na trajetória de seu destino.
É comum vermos um foguete ganhando altura e foguetes menores sendo descartados no espaço; já contribuíram para levar a nave mais longe; assim acontece como o espírito: o feminino faz com que ele ganhe altura pelo poder de conduzi-lo à interiorização, pela abdicação a que a mulher o submete; são acontecimentos que empurram o homem rumo à Consciência, quando se dará o grande desfecho.
O desfecho, no que tange a nossa vida, é portanto a marca da libertação: saímos do mundo da mente para o mundo da Consciência. Na saída, dá-se o desfecho; mas esse é apenas mais um dos desfechos por que passaremos para alcançarmos a luz. Até lá ainda haverá muitos desfechos e parece que cada desfecho por que vamos passando,vai confinando-nos, tornando-nos cada vez menores para que caibamos numa partícula de luz que será o desfecho da chegada.
O maior dos desfechos será aquele de promovermos o encontro do espírito com a alma. Esse será o desfecho de todos os fechos.
Em verdade, o espírito nunca se encontra com a alma; apenas os dois solfejam a mesma nota em tom igual, mas cada um com seu timbre. Isso é o encontro; isso é o desfecho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário