sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Verdade - 2/6 ( Em 11/06/2008 )

Verdade é tudo o que eu penso; não penso errado; meu erro pode estar no confronto com a verdade do outro; mas em mim, o que penso é verdade; a partir do que penso, busco ajustamento entre o que penso e o que digo.
Se tudo o que penso é verdade, existe uma verdade que é minha, pessoal; tenho uma verdade pessoal; não posso trair minha verdade pessoal; estabeleço comigo de arrumar a cama todos os dias e não o faço por negligência, estou traindo minha verdade pessoal.
A verdade é o único atributo que estabelece relação de mim com a alma. Os demais atributos são de aplicação coletiva: justiça, sabedoria, amor são atributos de aplicação entre os outros humanos, mas a verdade é intermediária direta entre mim e mim mesmo; o que eu penso aqui repercute em mim, qualquer que seja a intenção. Por isso afirmo que verdade é o que eu penso.
Nas demandas, cada um se atém a sua verdade e, a partir dela, busca os meios de realçá-la no confronto com a verdade que está no outro. 
Então são muitas verdades! Não a verdade é uma só; a verdade é um denominador comum; tão maleável é a verdade que fala a língua do lugar onde está; se a língua é correta, isso não é com a verdade.
Perguntaram ao Cristo o que é verdade e ele não respondeu. Não que não soubesse. Sabia e muito bem; é que, quem perguntou era um bruto que nada iria entender; quem exalta os valores de fora, nada sabe sobre os valores de dentro; a verdade é um valor de dentro; o homem era um bruto, só entendia de prepotência, e a verdade não freqüenta esses antros.
A verdade exige mais: é preciso praticar a verdade; a verdade se exprime pelo que eu faço; eu preciso nutrir minhas fibras com a verdade.
Já contei isso, mas convém repetir quando o assunto pede: a pescaria era legal depois de meia noite; o pai saiu de barco com o filho; o filho jogou o anzol e pescou um belo peixe ainda fora do horário legal.
- pai, vamos levar este peixe, ninguém está nos vendo!
- não filho. A verdade está nos vendo; não saímos de casa com a intenção de transgredir a
  lei; vamos devolvê-lo ao rio.
A verdade estava em cada um; o filho estava com a verdade de ter pescado um belo peixe; o pai estava com a verdade de precisar cumprir o horário; era preciso cumprir o horário. A verdade do filho se flexionou para adaptar-se à verdade do pai
Se faço um juramento e o deixo de cumprir por negligência, estou traindo minha verdade; qualquer compromisso que eu assuma e o negligencie, é traição contra a minha verdade; por isso Cristo diz: faze depressa o que tens de fazer; nós pensamos que ele está se dirigindo a Judas, mas é a todos nós que ele fala: não adies para que não negligencies, que isso é contra tua verdade. 
Uma pessoa violentada, se não participa daquilo, se se mantém isenta da violência, está em sua verdade. Uma mulher estuprada, se não colaborou com aquilo e por isso, é morta. Saiu dali sobre os holofotes da verdade. 
Levou a verdade para os planos superiores. Tem lugar diferenciado nos planos divinos porque leva uma verdade que passou pela terra; foi nutrida pelas duas dimensões de seu ser: a dor, o sofrimento, a solidão, a humilhação, em oposição a sua verdade; leva uma verdade decorrente da conciliação dos opostos.
Se eu não cumpro a verdade em mim mesmo, não estou em condições de me enquadrar à verdade no âmbito da lei e ainda mais das leis divinas.

Nenhum comentário: