quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Pobreza - 5/6 ( Em 14/05/2008 )

O que está acontecendo do lado de fora é expressão do que vem de dentro de nós. E o que vem de dentro de nós? A pobreza; a pobreza que vem de dentro de nós é por desconhecimento de nós mesmos.  
Quanto mais estivermos afastados de dentro de nós, maior é o sofrimento. A palavra com que se indica esse afastamento de nós mesmos é ignorância. Ignorância não com o sentido pejorativo que conhecemos, mas no sentido de se indicar que há povos absolutamente ignorantes no que concerne à própria interioridade; então seu sofrimento se alastra a nossos olhos compassivos. Não convém citar regiões; a televisão está aí pra nos mostrar onde o ser humano está absolutamente ausente de si mesmo.
Tudo isso que você está imaginando como ilustração do que afirmo, é ignorância sobre a realidade íntima de cada um.  
Sem o conhecimento de nosso interior, não há sossego. Somos dotados de atributos que nos são imprescindíveis. Sem o conhecimento desses atributos, não dá. Perdemos o sentido de tudo; embotamos a capacidade de pensar e ficamos presos aos instintos, que nós imaginamos ser intuição.
Tem-se a impressão de que há um movimento que avança de baixo para cima; dos pés para a mente; nesses povos, o movimento ainda não alcançou à mente e eles são passivos, alimentando-se de sua miséria. 

Nenhum comentário: