Montei esta seqüência em virtude de um artigo que encontrei em artigo científico. Muitas fontes mais poderiam ser citadas, mas tenho dificuldade de espaço. Trata-se de mostrar de onde vem a luta do feminino por sua hegemonia. Cito apenas três etapas.
Nos primórdios, a mulher motivava o homem a trabalhar:
1 - “As respectivas condições etnológicas fazem supor que a mulher desenvolveu a coleta de plantas do período aborígine até torná-la agricultura. Dessa maneira, valorizou o solo e, em conseqüência, tornou-se a sua proprietária. Com isso, a mulher ganhou uma posição de precedência, primeiro econômica, e, dentro em pouco, social. Era a formação do conhecido complexo de matriarquia.
A situação pouco agradável e pouco aconchegante, para a qual os homens se viram empurrados dessa maneira, causou neles uma reação. Esta se manifesta nas sociedades masculinas secretas, cujo caráter secreto e cujo terror se dirigiam primariamente contra a parte feminina da população. Dessa maneira, procuraram, com a ajuda espiritual e de meios religioso-místicos, compensar o que perderam no terreno da vida sócio-econômica” (1)
Percebe-se a mulher exercendo papel de motivar o homem a começar pelo cultivo do solo;
a mulher instigando o homem para o trabalho; mais tarde, o homem pelas circunstâncias que ela alcançou, arregimenta-se em sociedades secretas; elas perduram ainda entre nós.
2 - Já no império romano, o senador Catão faz um discurso, no senado, advertindo seus pares sobre a posição que as mulheres vinham alcançando: “após haver aniquilado nossa liberdade de ação em família, a tirania das mulheres está pronta e destruí-la também no senado”.
Catão termina seu eloqüente discurso com a seguinte peroração: “Acabaremos por assistir a isto: os homens do mundo inteiro, que são homens que governam suas mulheres, serem governados pelos únicos homens que se deixam governar pelas suas mulheres – os romanos”. (2).
Catão adverte que os romanos mandam nos homens do mundo inteiro
Os homens do mundo inteiro mandam em suas mulheres
Os romanos são os únicos homens do mundo inteiro que se deixam governar por suas mulheres.
A conclusão é evidente: as mulheres dos romanos mandam no mundo inteiro.
3 - Modernamente, os estudos avançaram e a situação chegou ao ponto em que se pode avaliar pelo texto abaixo sobre a diferença de interesses depois do sexo e como se caracteriza o avanço de sutileza na mulher.
Cientificamente o articulista demonstra que as fêmeas são controladas pelo esperma do macho; ele se baseia em experiências de colegas seus “demonstra pela primeira vez a existência de um mecanismo hormonal completo por meio do qual o macho é capaz de controlar o comportamento das fêmeas”. Ele encerra o artigo citando uma pesquisadora da Universidade de Brandeis; para ela, “a possibilidade de os machos controlarem o comportamento das fêmeas com seu esperma é mais uma razão para as fêmeas insistirem no uso da camisinha”. (3)
Veja até onde as mulheres chegaram! E aqui é definitivo! Elas têm a seu favor o argumento de estarem preservando a saúde de seu parceiro. Quem pode contestar?
Dizem que a mulher é representada pela cobra porque é senhora da terra, das profundezas, do mundo inferior e dos planos superiores, pela elevação da cabeça.
(1) - Erich Neumann – História da origem da Consciência – Editora Cultrix - Página 303
(2) - Os grandes discursos da História – Hernani Donato – Editora Cultrix – página 17
(3) - Fernando Reinach - O Estado de São Paulo – 31/01/08 – A 18
Nenhum comentário:
Postar um comentário