A compaixão se dá por sintonia com a causa alheia e se verifica em diversos graus de identificação. Pensamos que a compaixão é apenas com a pessoa que subitamente foi desequilibrada, precisa de amparo moral, religioso, financeiro. Essa é de fácil identificação e aplicação por solidariedade; além do mais é momentânea.
Existem compaixões de pouca monta e que testam o grau de justiça de todos nós:
- não explorar o empregado,
- ter compreensão com os pobres,
- respeitar o ignorante.
São compaixões menores que nos possibilitam exercitar nossa sensibilidade; é compaixão quando eu sei como fazer algo e peço a opinião de meu empregado; é uma forma de valorizá-lo.
A compaixão exige do compassivo capacidade de enxergar por dentro; a compaixão é exercida por empatia com o faxineiro com a mulher que nos estende a mão; são as vozes do silêncio que precisamos ouvir pelo coração.
A compaixão deve ser entendida como um ato recíproco em que nos compadecemos e recebemos de volta a energia de nosso ato de compadecimento; assim concebida, a compaixão deve ser ato de cada dia e em toda parte; compaixão é também saber ouvir; compaixão é saber relevar.
Compaixão é com+paixão: fazer as coisas com a paixão, com a vibração do apaixonado pela causa alheia e desinteressada. Paixão é passagem de um estado para outro; paixão é passagem de um coração para o outro.
Compaixão não é só ajudar: é antes compreender, situar-se dentro daquela fragilidade; uma prostituta não chega àquele estado sem ter feito estágio de abandono, limitações, decepção, e desespero.
Pode se dar o nome que quiser; educação, sensibilidade, caridade, pouco importa; sei que é compaixão porque procuro viver as realidades por que o outro passou; entrar na passagem, na paixão dele; como está passando de uma realidade anterior para aquela em que se encontra; tudo isso com a isenção de quem quer apenas servir.
Compaixão é o ato de nos esvaziarmos diante de um necessitado sob qualquer aspecto; o compassivo há de ter percepção para captar onde estão as carências de seu descompassado.
Se a compaixão é por aquele que passou de um estado para outro, o compassivo nada pode esperar em troca por sua compaixão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário