segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Textos para a Juventude - 1 - A Coragem ( Em 29/02/2008 )

Fique um pouco parado e perceba quantos pensamentos vêm a sua mente. Muitos, é isso? Eles são desordenados e se amontoam uns sobre os outros; são os inimigos que atuam dentro de você e procuram sempre empurrá-lo para baixo, para a insegurança.
O que podemos fazer?
Veja o que Cristo nos mostra como exemplo: ele expulsa os vendedores do templo; você lembra? Solta as aves, derruba as mesas, espalha moedas por todo canto e diz aos vendilhões que “a casa de meu Pai é casa de oração e vocês fizeram dela um covil de ladrões” Mt 21,12
Você viu no filme e achou essa cena forte, não foi? A “casa de meu Pai” é nosso coração humano; Cristo se refere a esses inimigos que se instalam no coração e querem se impor sobre nossa mente.
Aprendemos como fazer; já sabemos que é com rigor, com persistência; só nos resta saber o que fazer: sugiro que adotemos a coragem; ela fará, dentro de nós, o que Cristo fez no templo.
A coragem será minha fortaleza; ter coragem é me colocar acima desses inimigos; nada de me intimidar; eu sou o senhor de meu destino; não são esses inimigos sem rosto que vão me incutir ao erro.  
A coragem me dá a consciência de meu valor. Sem coragem, eu me vincularei a meus inimigos; vem: a inibição, vem a depressão, vem a timidez e vai por aí. To fora!
Bem dizia aquele índio: eu tenho dentro de mim dois cachorros; um é bonzinho o outro é bravo e ameaçador; os dois vivem brigando. Certa vez alguém perguntou:
- qual dos dois vencerá?
- aquele que eu alimentar mais.
Ora, eu não vou alimentar inimigos briguentos; prefiro a coragem; com ela eu vencerei. Saberei me integrar não apenas a meu grupo, também ao longo de minha vida, criar amigos e ser feliz no ambiente em que eu estiver.
            Um filósofo grego dizia sempre: - dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo.
Ele queria mover o próprio mundo, a vida dele.
O texto abaixo é a alavanca; a coragem, o ponto de apoio. Munido assim, eu moverei o próprio mundo, na direção de mim mesmo porque em mim, estão os valores de que eu preciso para alcançar a felicidade.    

A coragem é um bem da alma.
Eu tenho alma.
Eu tenho coragem.
Pela coragem eu sou desinibido.
Pela coragem eu desperto a fé em mim mesmo.
Pela fé em mim mesmo, eu me aceito.
Se eu me aceito, sou aceito pelos outros.
Eu sou um forte; no forte está o farol
O farol ilumina os caminhos.
Eu venço os caminhos.
A coragem é minha fortaleza.

Nenhum comentário: